Empresa realiza estudo clínico com Hospital Albert Einstein para tratamento de enxaqueca
Por Leandro Maia
A Health Meds, sob a liderança de seu novo CEO, Eduardo Jorge, traça um caminho ambicioso no mercado de produtos derivados de canabinoides, com estratégias que visam promover a expansão e o avanço da medicina canábica. No centro dessa trajetória estão os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e educação médica continuada, pilares que, segundo Jorge, são essenciais para ampliar as possibilidades terapêuticas e inovar em um setor em rápida evolução.
Pesquisa Clínica e Desenvolvimento de Novas Formulações
A aposta da Health Meds em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é o alicerce para criar soluções inovadoras e exclusivas. “A regulamentação atual com a autorização sanitária, RDC 327, restringe o mercado farmacêutico a apenas um fitocanabinoide, no caso o canabidiol, e suas indicações, sendo a principal a epilepsia, onde já temos o Epidiolex registrado desde 2018”, explica Eduardo Jorge. Para romper essas barreiras, a empresa vem investindo em formulações que combinam canabinoides raros com indicações inovadoras. Um exemplo é o estudo clínico CAMTREA, um ensaio duplo-cego randomizado, registrado no clinicaltrial.gov, realizado em parceria com o Hospital Albert Einstein, que busca explorar o tratamento da enxaqueca crônica utilizando uma formulação tríplice de canabigerol, canabidiol e THC.
Essa abordagem, que vai além das indicações mais comuns de canabinoides, demonstra a visão da empresa sobre o potencial terapêutico das diferentes moléculas presentes na cannabis. Jorge destaca que a medicina canábica ainda está em fase embrionária, e o desenvolvimento de novos produtos requer “fortes investimentos em P&D e na inovação”.
Educação Médica como Ponto-Chave para Inovação
Para Eduardo Jorge, a inovação está diretamente relacionada à educação continuada dos profissionais de saúde. Ele enfatiza a importância de uma atuação intensa junto à classe médica para disseminar informações científicas atualizadas sobre os canabinoides. “A visitação médica é o passo inicial de tudo isso, onde levamos diariamente materiais novos sempre fundamentados na literatura científica. São mais de 20 mil visitas/ano”, revela o CEO.
A empresa também promove uma série de atividades para fortalecer a relação com os médicos, como clubes de revistas mensais, webinars, podcasts, simpósios e publicações de artigos. Segundo Jorge, essas iniciativas visam “levar à classe médica o que existe de mais novo na literatura sobre os canabinoides”. Com essas ações, a Health Meds projeta ter alcançado mais de 3.000 médicos em seus eventos de educação continuada até o final de 2024.
Expansão do Portfólio e Qualidade no Desenvolvimento de Medicamentos
Com um aumento de 25% nos investimentos em P&D planejado para os próximos anos, a Health Meds irá focar suas pesquisas em áreas como oncologia, reumatologia, dor crônica, insônia e ansiedade. O objetivo é ampliar o portfólio de produtos e explorar todo o potencial terapêutico das moléculas da cannabis. “Acreditamos que a medicina com canabinoides ainda é embrionária e suas diferentes moléculas e indicações ainda irão ser amplamente exploradas e desenvolvidas nas próximas décadas”, afirma Eduardo Jorge.
Para manter e aprimorar a taxa de adesão dos pacientes aos seus produtos, que hoje ultrapassa 80%, a empresa segue rigorosos padrões de qualidade. “A Health Meds já nasceu seguindo um compliance e controle de qualidade da indústria farmacêutica clássica”, destaca o CEO.
Visão de Futuro em um Mercado Competitivo
A visão estratégica da empresa aponta para um mercado de canabinoides que transcende as indicações atuais, como epilepsia e dor. O empresário explica que existem dois produtos à base de canabinoides registrados, “são eles o Epidiolex e o Sativex, que exploram apenas o canabidiol e o THC e tem indicações restritas, como síndromes raras ligadas a epilepsia e dor e espasticidade na esclerose múltipla.” Elesegue explicando que “o sistema endocanabinoide é o principal sistema que controla a homeostase no corpo humano, e a planta cannabis tem mais de 100 fitocanabinoides presentes nela, diferentes do canabidiol e THC, que se ligam a receptores do sistema endocanabinoide”. A empresa planeja atuar em prol da evolução da regulamentação local e do desenvolvimento científico. “Acreditamos que o potencial terapêutico dessas moléculas vai muito além da epilepsia e dor, porém isso depende de fortes investimentos em P&D e na inovação, que são a base da estratégia da Health Meds”, conclui Eduardo Jorge.
Originalmente publicado em Sechat.