Farmacovigilância

Um sistema de farmacovigilância tem o objetivo de monitorar o uso de medicamentos e produtos de cannabis através do registro, investigação, tratamento e prevenção de relatos relacionados a eles.
Cabe ao sistema de farmacovigilância da Health Meds identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos e produtos à base de cannabis comercializados no mercado brasileiro, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados. A “Relação Benefício-Risco” é avaliação detalhada dos benefícios em relação aos riscos, podendo estar relacionada à segurança, qualidade e eficácia do produto, bem como ao seu uso racional.

O que é um Evento Adverso?

Os relatos podem levar às notificações de Eventos Adversos, que são basicamente qualquer efeito que ocorra fora do especificado para o produto em questão. Pode ser positivo (benefício inesperado) ou negativo (efeitos indesejados, desconfortáveis ou que podem colocar a saúde do paciente em risco).  

Observação: Tendo em vista que os produtos de cannabis ainda não possuem informações suficientes quanto aos possíveis Eventos Adversos que podem ser observados, é de suma importância que o paciente esteja sempre em contato com o seu médico para eventuais esclarecimentos sobre os efeitos observados.

Como relatar?

O ato de informar a ocorrência de um Evento Adverso de um produto ou medicamento, pode ser realizado diretamente nos canais de contato da Health Meds (telefones, e-mail e formulário disponível em nosso site) ou através do médico que prescreveu o produto.
Para que o relato seja devidamente investigado e resolvido é muito importante que sejam fornecidos minimamente os seguintes dados:
– Produto;
– Idade do paciente;
– Condição de saúde em tratamento;
– Medicação de uso concomitante;
– Existe alguma condição especial? (gravidez ou doenças não relacionadas ao tratamento)
– Descrição dos efeitos com o máximo de detalhes possível.

Relatar

Para relatar um evento adverso você pode nos contatar pelo e-mail farmacovigilancia@hmeds.com.br.

Translate